O Volkswagen Taos 2025: Um SUV Agradável, mas Esquecível
O filme “Como Enlouquecer Seu Chefe” tem uma frase icônica que pode ser aplicada ao mundo dos carros: “O que você diria que… faz aqui?” É uma pergunta que muitos envolvidos na vida corporativa podem se identificar ou rir, mas também se aplica aos carros. Para ganhar seus megamilhões em custos de desenvolvimento e gastos com publicidade, um carro deve fazer algo novo ou melhor do que a concorrência, e esse algo deve ser significativo para o público-alvo.
Depois de passar um dia com o Volkswagen Taos 2025 renovado, não tenho certeza do que ele faz aqui. Ele é bastante agradável, mas totalmente esquecível – o equivalente veicular a uma conversa de bebedouro. O Taos reestilizado para o mercado estadunidense é feito no México e utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina.
O brasileiro, ainda sem facelift e importado da Argentina, tem o conhecido 1.4 TSI turbo a gasolina. O de lá usa câmbio automático de 8 marchas, contra 6 do vendido por aqui. O novo Taos oferece pouco para se diferenciar da miríade de outros SUVs existentes no mercado, nem de seu irmão maior, o Tiguan.
O que há de novo no Taos 2025?
Embora espaçoso e bem equipado, o Taos não é particularmente eficiente, barato ou avançado, e a VW não tem a reputação de qualidade da Honda ou da Toyota. Isso não quer dizer que o Taos seja um carro ruim – não é -, mas ele não é digno de nota, e a VW não pode se dar ao luxo de ter um carro “não digno de nota” no momento. Caso não tenha ouvido falar, a Volkswagen não está tendo o melhor ano (ou cinco) nos EUA.
As vendas caíram, os lucros são inexistentes e a empresa está pensando em fechar uma fábrica alemã pela primeira vez desde o final da Segunda Guerra Mundial. O diretor financeiro da empresa chegou a dizer recentemente aos funcionários que ela tem “um, talvez dois anos” para dar a volta por cima. Dado esse cenário pouco otimista, a Volkswagen precisa acertar na atualização dos SUVs Taos e Tiguan, já que os dois são alguns de seus veículos mais vendidos nos EUA e no mundo.
O Taos 2025 é mais refinado e competente do que antes, mas não é o tipo de mudança que provavelmente conquistará muitos compradores indecisos. Por US$ 26.420 (R$ 163,7 mil), incluindo frete, o Taos é o VW de cinco portas mais barato que os estadunidenses podem comprar. Para 2025, ele recebe uma atualização no meio do ciclo com um visual ainda mais quadrado, um aumento de potência no motor de quatro cilindros de 1,5 litro e uma transmissão automática de oito velocidades no lugar da antiga embreagem dupla de sete velocidades nos modelos com tração integral 4Motion.
Prós e Contras do Taos 2025
O modelo básico também recebe uma série de equipamentos de série, incluindo faróis de LED com projetor e uma tela de multimídia de 8″. Não tenho certeza se esse facelift favorece o SUV. Embora o modelo anterior não fosse muito atraente, o fato de ter retirado os faróis e a grade superior em favor de um grande focinho inferior acentua a lateral do Taos.
Isso faz com que o carro pareça estar fazendo biquinho. Há um par de novas cores: Cinza Monumento e Verde Musgo Brilhante, a última das quais, segundo a VW, foi inspirada no Verde Mamba da Porsche. Felizmente, as atualizações mecânicas e tecnológicas são melhores. O câmbio automático de oito marchas é suave e mais adequado do que o DSG nessa aplicação.
A VW diz que o modesto aumento de potência do 1,5 litro é cortesia de componentes internos revisados, injetores e intercooler maiores e uma carcaça de turbo modificada. Ele parece enérgico ao sair da linha, mas perde o fôlego em torno de 80 quilômetros por hora, fazendo com que as ultrapassagens em rodovias precisem de mais cuidado e planejamento.
Prós:
Interior espaçoso
Dinâmica de direção suave
Longa lista de equipamentos de série
Contras:
Não é particularmente eficiente
Não é muito potente
Não é muito avançado
Preço
O Volkswagen Taos 2025 começa em US$ 26.420 (R$ 163,7 mil), incluindo frete.
Conclusão
O conjunto IQ.Drive da VW de tecnologia de assistência ao motorista é de série e bem-vindo. A frenagem automática de emergência e o assistente de manutenção de faixa mantêm as coisas em linha reta, enquanto o controle de cruzeiro adaptativo e o Travel Assist, controlados por botões (felizmente) táteis, ajudam nas manobras em rodovias. Não é de se admirar que os SUVs de entrada agora tenham equipamentos de assistência que causariam inveja aos sedãs de luxo de uma década atrás, mas essa é a marcha do progresso.
A eficiência de combustível sobe 0,4 km/l nos modelos com tração integral 4Motion para 11,9 km/l em uso combinado, permanecendo em 13,2 km/l para o Taos com tração dianteira. Isso está no mesmo nível de seus concorrentes, mas é meramente aceitável, considerando o desempenho do Taos. A Hyundai tem um Kona elétrico a bateria, a Toyota vende o Corolla Cross como um híbrido de capaz de 17,8 km/l e a Subaru revelou uma nova versão híbrida do Crosstrek no Japão, que poderia ser trazida para os EUA.
O Taos é um lugar agradável para se estar, com bancos revestidos com tecido e couro sintético, muitos botões físicos (a VW finalmente se tocou) e Apple CarPlay sem fio. Há bastante espaço para os passageiros traseiros e a área de carga traseira também é espaçosa. Ele dirige com precisão e se sente tão confortável e sólido em velocidade de estrada quanto se espera de qualquer carro alemão, embora com algum ruído de estrada audível.